A Certificação TOGAF Parte 2 – Nível Certified

canudoAgora que você já tirou a a certificação de Nível Foundation (Part 1) do TOGAF, chegou a hora de tentar a certificação de Nível Certified (Part 2)!

Caso não tenha tirado a Certificação Nível Foundation clique aqui.

O exame de certificação de nível Certified (Part 2) do TOGAF possui um foco bem distinto do nível Foundation pois, ao invés de questões focadas em aspectos gerais do Framework, estas estão relacionadas a aplicações dos conceitos baseados em cenários fictícios. Além disso, as questões não são do tipo “certo ou errado” e sim questões de caráter analítico e subjetivo.

Na prova de nível Certified (Part 2), cada opção de resposta possui uma pontuação diferente, sendo que uma resposta é a mais correta, duas outras são corretas mas com menor pontuação e a restante é incorreta, totalizando 4 opções de resposta. O objetivo é selecionar a melhor resposta de acordo com o TOGAF 9. A resposta mais correta garante cinco pontos, a segunda melhor três pontos e a terceira melhor resposta um ponto. A resposta incorreta não marca pontos.

É permitida a consulta do documento do TOGAF durante o exame, sendo possível o fornecimento de uma cópia do TOGAF pela instituição que aplica a prova.

A prova do TOGAF Certified possui 8 questões no total e exige um aproveitamento de 60% (24 de 40 pontos possíveis) para a aprovação. A duração do exame é de 90 minutos. Confira os detalhes do exame no site do Open Group.

Assim como no Nível Foundation (Part 1), o agendamento do exame também pode ser feito através do site da Prometric para algum centro de realização de exames autorizado da sua cidade. A prova pode ser feita em português e, estudando sozinho pelo guia de estudo do open group do TOGAF Certified (o pdf custa 30 dólares) e fazendo alguns simulados é provável obter a aprovação.

E aí? Passou? Conte-nos a sua experiência comentando abaixo.

 

Gabriel Chequer

Gabriel Chequer

Gabriel Chequer é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de TI no Brasil e nos EUA em ambientes multiculturais. Tem experiência com Processos de Desenvolvimento de Software, Modelagem e Automação de Processos de Negócio, Governança de TI e Arquitetura Empresarial utilizando os modelos do MPS.Br, Cobit 4.1, ITIL v3 e TOGAF. 9.1. Trabalhou como Consultor para clientes como Petrobras, Furnas, Eletronuclear, CETIL, PMERJ e Sebrae/RJ.

facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail