As melhores ferramentas de Arquitetura Corporativa de acordo com o Gartner

No último relatório do Gartner, publicado no dia 30 de setembro de 2014, foram avaliadas 13 ferramentas de arquitetura corporativa posicionadas em 4 quadrantes: líderes, visionários, desafiantes e players de nicho de mercado. O nome destes quadrantes se baseiam nos dois eixos definidos pelo Gartner: completude de visão e capacidade de execução da ferramenta.

gartner-ea-mq-2014A ferramenta líder é aquela que possui boa completude de visão e boa capacidade de execução, a fim de habilitar esta visão. Neste quadrante, se destacaram as ferramentas da Mega, Software AG e Troux.

A visionária é a ferramenta que oferece muitos recursos porém, na prática, não habilita a sua utilização de maneira adequada.

As desafiantes são as ferramentas que executam o que se propõe mas possuem um escopo reduzido de recursos.

E, por fim, os players de nicho de mercado são especializadas em necessidades específicas, pois, executam um conjunto restrito de requisitos.

Para ler a análise completa do Gartner clique aqui.

 

Gabriel Chequer

Gabriel Chequer

Gabriel Chequer é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de TI no Brasil e nos EUA em ambientes multiculturais. Tem experiência com Processos de Desenvolvimento de Software, Modelagem e Automação de Processos de Negócio, Governança de TI e Arquitetura Empresarial utilizando os modelos do MPS.Br, Cobit 4.1, ITIL v3 e TOGAF. 9.1. Trabalhou como Consultor para clientes como Petrobras, Furnas, Eletronuclear, CETIL, PMERJ e Sebrae/RJ.

facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail