Curso Introduction to Enterprise Architecture, Craig Martin

Um dos cursos abertos gratuitos que assisti que mais valeu a pena até hoje foi o curso Introduction to Enterprise Architect do Craig Martin, disponível no site do Open2Study. O curso vale cada centavo pago nele, ou melhor, cada centavo que você pagaria nele, já que ele é totalmente gratuito! 🙂

O Craig Martin é uma das referências mundiais na área de Arquitetura Corporativa e durante o curso dá pra perceber que não é a toa. Ele é o principal arquiteto da empresa Enterprise Architects que presta consultoria na área. No curso de Introdução à Arquitetura Empresarial, existem vários exemplos tirados de projetos reais como, mapas, diagramas e modelos, como você pode ver aqui.

O curso é dividido em 4 módulos e é baseado na estrutura do TOGAF. Vou destacar o que achei mais interessantes em cada uma deles:

Módulo 1

  • Pra quem ainda não entendeu bem o que é a EA, a analogia do carro apresentada neste modulo é muito boa.
  • Também achei muito interessante a sistematização que ele fez do Knowledge Funnel, mostrando a relação dos desafios do negócio não resolvidos em uma ponta e os processos de negócio repetitivos na outra. E como a Arquitetura Corporativa pode ajudar a transformar o primeiro no segundo
  • A explicação dele sobre frameworks na aula 3 é sensacional. Ele resume a estratégia da organização em 3 objetivos: reduzir desvantagens, prolongar vantagens e contruir novas vantagens. Na base disto tudo está a Utility Foundation que sustenta a operação da organização e onde o framework do TOGAF se posiciona (figura abaixo).

craig martin

  • No módulo ele ainda introduz os principais conceitos do TOGAF como o repositório, a capacidade de arquitetura, o ADM, o enterprise continumm, os building blocks, entre outros.

Módulo 2

  • O módulo 2 inicia com uma introdução do ADM (Architecture Development Method), o processo de arquitetura do TOGAF e depois dá continuidade discutindo a fase preliminar do TOGAF e as demais fases A, B, C e D.
  • Ele apresenta um conceito interessante de iterações dentro das próprias fases do TOGAF. A primeira delas ele chama de Architecture Capability Iteration e é voltada para estabelecer as capacidades de arquitetura na organização.
  • A segunda iteração é a Architecture Development Iteration, onde as arquiteturas de cada um dos quatro domínios são produzidas: negócio, aplicações, informações e tecnologia.

Módulo 3

  • O módulo 3 dá continuidade as próximas fases do TOGAF, Opportunities and Solution, Migration Planning, Implementation Governance, Architecture Change Management e Requirements Management, respectivamente E, F, G, H e a própria Requirements Management.
  • As fases E e F também compõe uma iteração chamada de Architecture Transition Iteration. Neste ponto, destacou-se no curso os diagramas para demonstrar a analise de gaps, o mapa de avaliação da saúde da arquitetura e o exemplo de representação do roadmap utilizando um gráfico radial.
  • Ele termina o módulo falando da Architecture Realization Iteration que consiste na implementação, governança e gestão da mudança de um ciclo de arquitetura corporativa do TOGAF.

Módulo 4

  • No último módulo são explorados os aspectos de Governança da Arquitetura Empresarial, abordando a estrutura da capacidade de governança que deve ser estabelecida, os papeis e competências necessários e a avaliação de maturidade da arquitetura nas organizações.
  • O módulo termina com dois tópicos independentes. Um que fala sobre as características que o profissional que deseja trabalhar com a Arquitetura Corporativa deve possuir e o outro a respeito da utilização do estilo arquitetural orientado a serviços (SOA).
Rafael Targino

Rafael Targino

Rafael Targino é Consultor de TI e possui Mestrado em Engenharia da Computação pela COPPE/UFRJ. Possui experiência de 15 anos na área de TI atuando como gerente de projetos na área de desenvolvimento de software e prestando consultoria na área de Arquitetura Corporativa, Business Intelligence. Possui experiência na área de Logística atuando em projetos de construção de Sistemas de Obtenção em diversas organizações públicas como Marinha, Aeronáutica e Ministério do Planejamento. Na indústria, participou de projetos em empresas como Petrobras, Ipiranga, Furnas, Eletronuclear, entre outras. Atualmente atua como consultor de produtos IBM e como Professor Universitário nas áreas de Engenharia de Software e Banco de Dados.

facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail