Os quick wins da Arquitetura Corporativa

quickwinUm dos desafios do trabalho com Arquitetura Corporativa é visualizar rapidamente seus resultados. Um termo comumente utilizado para isto é o de quick win. Um quick win é uma melhoria que é visível, tem benefício imediato, e pode ser entregue rapidamente depois que o projeto começa.

Apresentar os quick wins é muito importante, especialmente no início da implementação da Arquitetura Corporativa em uma organização, momento no qual há muitas incertezas e os patrocinadores estão ansiosos quanto ao retorno do valor investido na iniciativa.

Quais são então os artefatos ou visões da Arquitetura Corporativa que podem agregar valor rapidamente?

– O diagrama central da organização: representa uma visão de alto nível dos processos, dados e tecnologias, servindo de ponto de encontro para os gerentes responsáveis por construir e explorar a Arquitetura Corporativa (MIT, 2006). Dependendo do modelo operacional da sua organização, estes processos, dados e tecnologias podem ser apresentados de maneiras diferentes. Confira o exemplo de diagrama central da Delta Airlines (que possui um modelo operacional de Unificação):

Delta Airlines Central Diagram

– Modelo conceitual da organização: descreve a semântica de uma organização, englobando os principais conceitos do negócio em um único modelo e como estes conceitos se relacionam. Modelos de dados conceituais possuem uma perspectiva mais abstrata, identificando somente os conceitos mais fundamentais. É bastante útil para garantir o entendimento do negócio através de uma terminologia comum.

Conceptual Data Model

Outros quick wins como o “Modelo de Motivação do Negócio”, “Capacidades da Organização” e o “Funcionamento atual das aplicações” podem ser visualizados no webinar Quickwins in Enterprise Architecture do Open Group em parceria com a Orbus Software.

 

Gabriel Chequer

Gabriel Chequer

Gabriel Chequer é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de TI no Brasil e nos EUA em ambientes multiculturais. Tem experiência com Processos de Desenvolvimento de Software, Modelagem e Automação de Processos de Negócio, Governança de TI e Arquitetura Empresarial utilizando os modelos do MPS.Br, Cobit 4.1, ITIL v3 e TOGAF. 9.1. Trabalhou como Consultor para clientes como Petrobras, Furnas, Eletronuclear, CETIL, PMERJ e Sebrae/RJ.

facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail