Para que serve a Arquitetura Corporativa e Quais são os seus Benefícios

Uma vez que entendemos o que determinado conceito representa, em seguida nos perguntamos “Para que isso serve?” e “Por que devo usar isto?”, e por conta destas dúvidas é que segue este post. Já definimos o que é uma arquitetura corporativa, agora vamos falar para que ela serve e quais são os benefícios de uma arquitetura corporativa bem definida e estruturada.

Através da Arquitetura Corporativa conseguimos visualizar e entender o negócio da organização, sua estrutura, os sistemas de informação utilizados, as integrações entre sistemas e também as interações que acontecem entre diversas áreas da organização e também com o ambiente externo. Com ela visualizamos os recursos atuais, as capacidades da empresa e as tecnologias disponíveis, conseguimos entender como se dá o fluxo da informação e o que cada área da organização necessita em seus processos e agrega a outros.

Dessa forma facilitamos a tomada de decisão, uma vez que as informações estão bem estruturadas e os objetivos estão traçados de forma clara. Com uma arquitetura definida evita-se a perda de tempo, o andar em círculos, e também, gastar recursos com objetivos que não condizem com o que se espera da organização. Se correlacionarmos com o artigo O que é a Arquitetura Corporativa, o modo de atuação de Sarah Winchester seria um sucesso se seu objetivo fosse construir uma “casa-labirinto”, porém sem uma arquitetura definida nem ela e nem os seus funcionários sabiam bem qual era o objetivo da construção e acabaram se perdendo. Por isto devemos sempre nos ater aos objetivos da organização, e sem uma arquitetura definida é complicado fazer com que todos saibam, entendam e trabalhem para atingir tais objetivos.

cardcastleA Arquitetura Corporativa também é de grande ajuda quando mudanças na estrutura da organização, nos objetivos ou princípios acontecem, pois, conhecendo o fluxo de informação, os processos, e modelos sobre os quais a organização funciona, a comunicação, a implantação e a absorção de uma mudança é muito menos complicada. Podemos fazer uma analogia com um castelo de cartas de baralho, sem entender e conhecer bem o castelo, quando tiramos ou acrescentamos uma carta podemos fazer com que uma parte ou tudo venha a baixo, porém, com o conhecimento necessário é possível fazer ajustes no castelo de forma adequada.

 

Ricardo Sul

Ricardo Sul

Ricardo Sul é mestrando e graduado em Sistemas de Informação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Está cursado mestrado em Sistemas de Informação, com a linha de pesquisa Sistemas de Apoio ao Negócio e com foco em Arquitetura Empresarial pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Trabalha como consultor, desde 2012, em projetos de empresas públicas e privadas, além de professor em cursos de extensão. Possui experiência em projetos de gestão de regras de negócio e regras de autorização, arquitetura empresarial, modelagem de processos de negócio, levantamento de requisitos e desenvolvimento de sistemas.

facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail