A Importância dos Requisitos na Arquitetura Corporativa

Quando falamos em requisitos o primeiro pensamento que surge em nossas mentes é relacionado a software. Requisitos de Software são de fato o tipo de requisitos mais citado, mais tratado e considerado mais comum nas organizações. Porém, não são os únicos requisitos que precisam de atenção. Existem requisitos de diferentes níveis de abstração e com diferentes propósitos, e cada tipo tem seu papel dentro da Arquitetura Corporativa.
Podemos dizer que em um nível estratégico estão os temas de investimento, que são requisitos nascidos da missão, visão e dos objetivos da organização. Estes temas guiam o planejamento estratégico e são refinados em Épicos, requisitos que representam a camada de negócio. Épicos guiam iniciativas de projeto. Quando um projeto começa, com ele passam a nascer Features, que são características dos sistemas e representam as camadas de informação. Em seguida são derivados os requisitos de software, que traduzem as necessidades que surgem desde os temas de investimento até as features em detalhes do software, fazendo parte das aplicações. Por fim, o software implementado, além de concretizar os requisitos de todos os níveis, está diretamente associado às tecnologias utilizadas.

reqEA

A engenharia de requisitos flui por toda a arquitetura corporativa de uma organização, e assim como a arquitetura, está alinhada com toda a estrutura da organização. Não é à toa que o TOGAF coloca os requisitos em no ponto central de sua estrutura e conectado diretamente com quase todas as suas fases (apenas a fase Preliminar não está diretamente ligada ao Gerenciamento de Requisitos).

togaf

 

A fase de gerenciamento de requisitos é contínua e deve garantir o alinhamento dos requisitos dentro da arquitetura corporativa. Então quando pensarem em requisitos, pensem em arquitetura corporativa!

Rafaela Sampaio

Rafaela Sampaio

Rafaela Sampaio é mestranda e graduada em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), fez 2º grau técnico em informática na Escola Técnica Pandiá Calógeras. Trabalhou na Microsoft com testes e desenvolvimento de software e atualmente trabalha como consultora nas áreas de Arquitetura de Sistemas e Application Portfolio Management. É especialista em Engenharia de Requisitos e Processos de Negócio atuando em vários projetos em grandes organizações como CSN, Furnas e Ministério do Planejamento.

facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail