Definir seu Modelo Operacional é Fundamental
Para melhor suportar sua estratégia a apoiar os trabalhos de Arquitetura Corporativa, uma empresa deve definir seu modelo operacional.
Em pesquisas do MIT Sloan CISR, empresas que definiram um Modelo Operacional declararam ter:
- Eficiência estratégica (17% maior);
- Eficiência operacional (31% maior);
- Intimidade com o cliente (33% maior);
- Liderança em produtos (34% maior);
- Agilidade estratégica (29% maior).
O modelo operacional é definido em quatro quadrantes distintos e toda empresa deve se posicionar em um desses quadrantes:
- Diversificação (baixa padronização, baixa integração);
- Coordenação (baixa padronização, alta integração);
- Replicação (alta padronização, baixa integração);
- Unificação (alta padronização, alta integração).
A integração associa os esforços de unidades organizacionais por meio de dados compartilhados. Esse compartilhamento de dados pode ser entre processos, para permitir o processamento de transações de ponta a ponta, ou através dos processos, para permitir que a empresa apresente uma face única aos clientes.
A padronização dos processos de negócios e de sistemas relacionados significa definir exatamente como um processo será executado, independentemente de quem o desempenhará ou onde ele será concluído. A padronização de processos proporciona eficiência e previsibilidade em toda a empresa.
As companhias adotam um modelo operacional no nível da empresa e podem adotar diferentes modelos operacionais no nível das divisões, das unidades comerciais, das regiões ou de outros. Para decidir a qual quadrante pertence a sua empresa ou unidade comercial, faça a si mesmo duas perguntas:
1. Integração: Em que medida a conclusão bem sucedida das transações de uma unidade de negócios depende da disponibilidade, precisão e atemporalidade dos dados de outras unidades comerciais? (Alta ou Baixa?).
2. Padronização: Em que medida a empresa se beneficia de unidades comerciais que executam suas operações da mesma maneira? (Alta ou Baixa?).
Vamos a um exemplo bem simples: o McDonalds (ou qualquer outra empresa de franquia):
Resposta da Pergunta 1. Integração: Baixa, pois, as unidades comerciais (lanchonetes) não dependem das informações umas das outras. Estas registram transações independentes que, posteriormente são agregadas a uma central.
Resposta da Pergunta 2. Padronização: Alta, pois uma alta padronização dos processos aumenta a eficiência e reduz os riscos.
Dimensões | Nível obtido | Modelo Operacional |
Padronização | Alto | Replicação |
Integração | Baixo |
Portanto, o McDonalds possui um modelo operacional de Replicação, ou seja, o seu negócio se beneficia através da criação de novas unidades comerciais, compartilhando serviços e padronizando processos e sistemas.
Qual o modelo operacional da sua empresa (ou unidade comercial)?
Fonte: Enterprise Architecture as Strategy: Creating a Foundation for Business Execution, Weill and Ross, Harvard Business School Press, 2006.

Gabriel Chequer
Gabriel Chequer é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de TI no Brasil e nos EUA em ambientes multiculturais. Tem experiência com Processos de Desenvolvimento de Software, Modelagem e Automação de Processos de Negócio, Governança de TI e Arquitetura Empresarial utilizando os modelos do MPS.Br, Cobit 4.1, ITIL v3 e TOGAF. 9.1. Trabalhou como Consultor para clientes como Petrobras, Furnas, Eletronuclear, CETIL, PMERJ e Sebrae/RJ.







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