A Certificação TOGAF Parte 1 – Nível Foundation

certificadoÉ bastante comum encontrar em anúncios de oportunidades de empregos de TI a exigência de algumas certificações. ITIL e Cobit são exemplos muito frequentes, pois se tratam de frameworks de Gestão de TI já consolidados no mercado.

Mas e o TOGAF?

O TOGAF é um framework em ascensão e vem sendo frequentemente requisitado em algumas vagas de Arquiteto de TI, Arquiteto de Informação e Arquiteto de Aplicação. Se você estiver curioso quanto aos benefícios da certificação, entre nos principais sites de busca de vagas de emprego em TI e busque por “TOGAF”.

A certificação do TOGAF é dividida em duas partes: TOGAF Foundation (Part 1) TOGAF Certified (Part 2). A certificação de Nível Foundation apresenta os principais conceitos do TOGAF e fornece uma visão abrangente do framework. A de Nível Certified utiliza estes conceitos em casos práticos, através de cenários hipotéticos por exemplo. A prova do TOGAF Foundation exige o acerto de 22 das 40 questões para a aprovação. A duração do exame é de até uma hora. Confira os detalhes do exame no site do Open Group.

O agendamento do exame e pode ser feito através do site da Prometric para algum centro de realização de exames autorizado da sua cidade. A prova pode ser feita em português e estudando sozinho pelo guia de estudo do open group (o pdf custa 30 dólares) e fazendo alguns simulados é provável obter a aprovação.

E ai? Vamos fazer a certificação?

 

Gabriel Chequer

Gabriel Chequer

Gabriel Chequer é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de TI no Brasil e nos EUA em ambientes multiculturais. Tem experiência com Processos de Desenvolvimento de Software, Modelagem e Automação de Processos de Negócio, Governança de TI e Arquitetura Empresarial utilizando os modelos do MPS.Br, Cobit 4.1, ITIL v3 e TOGAF. 9.1. Trabalhou como Consultor para clientes como Petrobras, Furnas, Eletronuclear, CETIL, PMERJ e Sebrae/RJ.

facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail