Mas o que é Arquitetura Corporativa?
Olá Leitores!
É com muito prazer que escrevo este primeiro post definindo o principal assunto deste blog: Arquitetura Corporativa (ou Arquitetura Empresarial).
E não há melhor maneira de aprender como utilizando exemplos não é mesmo?
Por este motivo, vou deixar a definição de Arquitetura Corporativa pro fim deste post.
Dentre as diversas pesquisas realizadas, livros lidos, apresentações e cursos que assisti, há um exemplo que considero excelente para explicar o que é Arquitetura Corporativa, a Winchester House (confira o passeio fotográfico do Google Maps), retirado de um dos melhores livros do mercado, “Arquitetura de TI como Estratégia Empresarial” de Jeanne W. Ross, Peter Weill e David C. Robertson.
“Em 1884, Sarah Winchester […] comprou uma casa de seis cômodos, em Santa Clara, ainda em construção. Ela logo descartou as plantas da casa e passou a reunir-se com o mestre-de-obras […] e sem um plano mestre, ela manteve 22 carpinteiros trabalhando o ano todo — por 36 anos!”
“A casa tinha 3 elevadores, 47 lareiras, salas construídas em torno de salas, escadarias levando a lugar nenhum, portas que davam em paredes vazias ou para tombos consideráveis no gramado lá embaixo e uma série de outras curiosidades.”
“Algo similar ocorre com as empresas, que remendam seus sistemas e processos ano após ano, muitas vezes por mais de 36 anos e que correm o risco de ter uma arquitetura muito similar à da Winchester House e uma arquitetura confusa pode ser meramente o resultado da má administração, em vez do caos intencional de Sarah Winchester.”
A Arquitetura Corporativa primeiramente auxilia no entendimento da situação atual das empresas para, posteriormente, definir um plano que direciona a mudança organizacional rumo a uma Arquitetura Corporativa adequada. Isto pode ser feito através da modelagem das principais informações da organização, que geralmente incluem a estratégia, os processos, os sistemas, os dados e as tecnologias utilizadas.
Conforme prometido, a definição de Marc Lankhorst sobre o assunto:
“Um conjunto coerente de princípios, métodos, e modelos que são utilizados na concepção de uma estrutura organizacional de uma empresa, além de seus processos de negócios, sistemas de informação, e infraestrutura.”
Entendeu? Não? Então deixe seus comentários!

Gabriel Chequer
Gabriel Chequer é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de TI no Brasil e nos EUA em ambientes multiculturais. Tem experiência com Processos de Desenvolvimento de Software, Modelagem e Automação de Processos de Negócio, Governança de TI e Arquitetura Empresarial utilizando os modelos do MPS.Br, Cobit 4.1, ITIL v3 e TOGAF. 9.1. Trabalhou como Consultor para clientes como Petrobras, Furnas, Eletronuclear, CETIL, PMERJ e Sebrae/RJ.






