Arquitetura Corporativa e Computação em Nuvem

A Computação em Nuvem (ou Cloud Computing) tornou-se muito popular nos últimos anos e está cada vez mais presente nas organizações. O uso de ferramentas e serviços de Cloud é quase inevitável atualmente e a tendência é que em um futuro próximo os dados, sistemas e informações das organizações estejam todos, ou em sua maioria, gerenciados através de Computação em Nuvem.
Esta tendência traz grandes desafios arquiteturais pois trata-se de uma nova abordagem para lidar com confiabilidade, segurança e disponibilidade de informações e deste modo, provoca reestruturações que devem ser analisadas com cuidado. A Arquitetura Corporativa tem papel fundamental no apoio a esta mudança, pois é através dela que as inovações causadas pela Cloud em diferentes níveis da organização serão orquestradas. Para dar espaço à Computação em Nuvem é preciso analisar toda a arquitetura de soluções que se possui, a fim de migrar as aplicações, manter as integrações e garantir a consistência dos dados. Além disso, o mercado precisa, e já está correndo atrás, de oferecer ferramentas para o gerenciamento destes serviços que proporcionem autonomia suficiente à organização para personalizar a estrutura em nuvem de modo que atenda às suas necessidades.
A Computação em Nuvem leva as informações e sistemas de sua organização a outro patamar, mas também traz consigo características do fornecedor do serviço que precisam estar alinhadas com as características da sua organização, por isso, os arquitetos têm em mãos um novo desafio, que envolve mudança de cultura organizacional, maior colaboração, e revisão arquitetural, e é preciso alinhar tais características com os objetivos, estratégias, aplicações e processos da organização.
Percebemos então que haverá impacto nas 5 camadas da arquitetura e que há muito trabalho pela frente. A boa notícia é que grandes empresas como Amazon (https://aws.amazon.com/pt/solutions/), IBM (http://www.ibm.com/madewithibm/br/pt/cloud/) e Microsoft (http://www.microsoft.com/enterprise/it-trends/cloud-computing/) já estão oferecendo diversas opções de serviços de Computação em Nuvem que prometem facilitar essa transição e que são acessíveis e adequados para desde micro e pequenas empresas até grandes corporações.

Rafaela Sampaio

Rafaela Sampaio

Rafaela Sampaio é mestranda e graduada em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), fez 2º grau técnico em informática na Escola Técnica Pandiá Calógeras. Trabalhou na Microsoft com testes e desenvolvimento de software e atualmente trabalha como consultora nas áreas de Arquitetura de Sistemas e Application Portfolio Management. É especialista em Engenharia de Requisitos e Processos de Negócio atuando em vários projetos em grandes organizações como CSN, Furnas e Ministério do Planejamento.

facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail